Situação exposta pelo cliente
A Samarco Mineração, uma joint venture entre a Vale e a BHP Brasil, iniciou suas operações em 1977 e é conhecida por ser pioneira no Brasil na extração de minério de ferro de baixo teor e no transporte da polpa por meio de mineroduto. Com dois complexos operacionais localizados em Mariana (MG) e Anchieta (ES), a Samarco é responsável pela produção de pelotas de minério de ferro, matéria-prima essencial para a indústria siderúrgica.
Com o objetivo de se manter competitiva no mercado, a Samarco contratou a Stefanini Consultoria para avaliar suas operações e melhorar o desempenho de suas unidades. Uma das propostas sugeridas foi a digitalização de todo o processo no SAP. Essa abordagem visa automatizar tarefas manuais e repetitivas, proporcionando ganhos significativos em produtividade e eficiência para as equipes envolvidas.
Assim, a solução foi desenvolvida pelo time de TI e pela área de negócio da Samarco, ficando a implementação e o desenvolvimento a cargo da equipe ágil da Fourtrust Consultoria. Com a ideia e equipe certas, a Samarco decidiu embarcar em uma jornada de transformação digital.
Escopo do projeto da Samarco
A Samarco Mineração desenvolveu uma solução de automação para melhorar seu processo de medição mensal de serviços. Essa solução abrange desde a geração dos boletins mensais de medição (BMM) até a emissão da Nota Fiscal, permitindo um maior controle de todo o fluxo do processo e reduzindo a quantidade de tarefas manuais repetitivas.
Mais detalhes sobre a transformação digital da Samarco
O processo é totalmente desenvolvido na plataforma SAP, com interface disponível no SAP BTP (Business Technology Platform), onde o fornecedor pode registrar o BMM que será aceito tanto pelo fiscal da Samarco quanto pelo preposto da contratada. Em seguida, o BMM passa por uma fiscalização da equipe de Administração de Contratos para validar a conformidade do processo, incluindo a documentação, antes de ser homologado pelas devidas instâncias de aprovação da Samarco. Todo esse processo é monitorado na ferramenta, em uma estrutura de cockpit, para acompanhamento, controle e gestão das medições mensais.
Após as aprovações necessárias, o sistema gera automaticamente todos os documentos necessários para a conclusão do processo (RC, Pedido, Medição, MIRO Pré-editada), além de enviar um e-mail para o fornecedor solicitando a emissão da Nota Fiscal, que pode ser enviada ou inserida na plataforma BTP pelo próprio fornecedor.
Toda a documentação relacionada ao processo fica armazenada no SAP-DMS (Document Management System), também de forma automática, sem a necessidade de coleta de informações em e-mails para armazenamento, como era realizado anteriormente.
Resultados que obtivemos com o serviço
A implementação da ferramenta foi concluída e começou a ser aplicada na Samarco Mineração em janeiro de 2023. Nos meses de março e abril, cerca de 530 contratos da Samarco já foram medidos utilizando a nova ferramenta. Todas essas melhorias proporcionaram não apenas a otimização do tempo de trabalho, mas também uma maior produtividade para a equipe.
Com base nos dados do ano de 2021, estima-se que, em um ano de utilização plena, essa nova ferramenta proporcionará uma redução de mais de 28 mil horas nas áreas envolvidas, gerando uma economia que deverá ultrapassar R$ 2 milhões anuais para a organização.
Essa iniciativa da Samarco Mineração demonstra seu compromisso em buscar constantemente a melhoria de seus processos e a adoção de tecnologias inovadoras para aumentar sua eficiência operacional. A transformação digital e automação do processo de medição mensal de serviços são passos importantes para impulsionar a competitividade da empresa e garantir sua sustentabilidade no mercado.