Imagine que em um dia comum de sua rotina você tenta entrar no ambiente SAP, mas digita a senha errada ou se esquece do código. Na segunda ou terceira tentativa, erra novamente. É automático: o seu acesso ficará bloqueado, pois se trata de uma medida de segurança do sistema para proteger os dados da organização. Para conseguir recuperar o acesso, muito provavelmente você precisará abrir um chamado e aguardar o responsável pela área de TI liberar uma nova senha.
Pensando em facilitar e agilizar esse processo, a Fourtrust desenvolveu a solução “Reset de Senha SAP”, que permite que o próprio usuário realize o desbloqueio e a redefinição da senha de forma segura e autônoma. A ferramenta é aplicada apenas no ambiente Fiori on Premise, a nova interface de usuário no SAP S/4HANA.
Neste artigo, você vai entender como essa solução funciona e quais benefícios pode proporcionar para a sua empresa.
Como funciona a ferramenta
Para utilizar a ferramenta Reset de Senha SAP, o usuário precisa acessar o SAP em seu ambiente Fiori on Premise. O acesso acontece por meio de um link, que pode ser disponibilizado na intranet ou em outro canal da corporação.
O primeiro passo é digitar seu usuário e e-mail. Depois disso, basta escolher em qual ambiente quer fazer o desbloqueio ou o reset de senha.
Em seguida, irão aparecer duas opções para o usuário: desbloquear ou resetar a senha. Caso a senha esteja bloqueada, é necessário primeiro fazer o desbloqueio para depois criar um novo código de acesso. Mas, se o usuário quiser apenas atualizar o seu código de segurança, mesmo sem estar bloqueado, ele poderá ir direto para a opção de resetar a senha.
No caso do desbloqueio, depois de selecionar a função “desbloquear” o sistema vai verificar se o usuário e o e-mail informados são de fato válidos. Isso é possível porque o sistema SAP possui o cadastro de todos usuários e seus respectivos e-mails. Esta é a primeira etapa de validação da ferramenta.
A segunda etapa de verificação acontece em seguida, quando o sistema confirma se o usuário ainda está dentro do período de validade. Caso o prazo já tenha expirado, a plataforma não permite que o colaborador desbloqueie e resete a senha, e ele precisará de ajuda do suporte.
Caso o usuário esteja dentro do prazo, depois do desbloqueio ele precisará de um novo código de acesso, e para isso basta selecionar a opção “reset de senha”. O próprio sistema envia para o e-mail do colaborador uma chave, processo chamado de autenticação de dois fatores. Ele precisará colocar esse código no sistema SAP, para que faça o reset de senha e envie uma nova para o e-mail já cadastrado.
Todo esse processo de desbloqueio e reset de senha é seguro e confiável. O usuário só irá conseguir visualizar a nova senha se de fato ele tiver acesso ao e-mail cadastrado e se as informações forem válidas.
Vantagens da solução
Por meio de uma ferramenta intuitiva e eficiente, a solução Reset de Senha SAP da Fourtrust proporciona uma série de vantagens para as empresas. Uma delas é a redução de custos operacionais relacionados ao suporte técnico, uma vez que a ferramenta libera a equipe de tecnologia para focar em outras atividades essenciais.
Outro benefício é o aumento da produtividade do usuário, que perde menos tempo tentando recuperar a senha e faz tudo de forma independente.
A solução ainda evita acessos não autorizados ao sistema, oferece autonomia e segurança ao usuário e facilita a auditoria e a rastreabilidade, fornecendo registros de reset de senha.
Saiba mais sobre a solução
Para saber mais sobre a solução, entre em contato com a Fourtrust, que possui um time especializado para te atender. Clique aqui e fale com um especialista ou fale conosco pelo WhatsApp.
Av. Rio Branco, 1383
Praia do Canto, Vitória
ES, 29055-643
Ao utilizar este site você aceita o uso de cookies para otimizar sua experiência de navegação. Política de Privacidade