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Como o mapeamento de processos pode melhorar a produtividade da sua empresa

3 min de leitura
A imagem destaque do post representa uma equipe simulando um mapeamento de processos.

Mapear, analisar e aprimorar. Esse é um resumo básico de como funciona o mapeamento de processos. Quando acompanhamos uma atividade de forma detalhada, conseguimos entender todo o seu fluxo, desde o início até o produto final. Contudo, muitas vezes, as demandas do dia a dia são realizadas de forma quase “automática”, sem profundas análises e mais suscetíveis a erros e falhas.

Quando essas atividades passam a ser mapeadas, é possível observá-las de forma crítica, com suas falhas e lacunas, e padronizá-las. Esse aprofundamento permite um upgrade no processo e pode até aumentar a produtividade da empresa. 


Mas como? 

Muitas vezes, as corporações enfrentam gargalos em partes do processo – por excesso de tarefas manuais repetitivas ou por uso de uma ferramenta pouco eficiente para a atividade, por exemplo. Outros fatores que também podem gerar esses problemas são o desconhecimento, por parte dos gestores, dos detalhes das tarefas e até mesmo a falta de uma visão sistêmica da equipe pela chefia. 

A partir de um olhar crítico, surgem as soluções para o problema. Afinal, o primeiro passo de uma mudança requer a análise do que já existe. O objetivo com o mapeamento é padronizar os processos, a fim de gerar ganhos de competitividade e melhor desempenho.

No caso dos sistemas de gestão empresarial (ERPs), o fluxo de melhoria das atividades funciona de forma parecida. Para isso, a Fourtrust oferece o serviço de mapeamento de processos. Por meio de uma abordagem estruturada e orientada por dados, a empresa analisa e melhora os processos de negócios de uma organização antes de um projeto de implantação de sistema ERP.

Esse mapeamento permite uma visão integral das operações da empresa e ajuda a identificar lacunas de informações e dados, gargalos, duplicações de trabalho, oportunidades de automação e ineficiências, por exemplo. Com base nessa análise, nossa equipe de analistas de processos empresariais desenvolve recomendações personalizadas para melhorar os processos existentes, otimizar a utilização dos sistemas e alinhar as operações com as melhores práticas do setor.

Quanto mais integradas as equipes e os processos, melhor o fluxo das atividades. De forma geral, os processos integram e facilitam a comunicação entre os vários departamentos de uma empresa e refletem a forma como ela funciona.

Nós, da Fourtrust, entendemos a importância do mapeamento de processos para as empresas e seus projetos e, por isso, oferecemos este serviço. Clique aqui e fale com um especialista sobre o assunto.


Créditos da foto: Imagem de ijeab no Freepik

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